top of page

GRUPOS DE TRABAJO:

Los grupos de trabajo se dividen en tres características - movimiento (M), las artes o que incluyen teoría y actividades manuales (A) y conversación (C). Este subtítulo estará disponible en el formulario de inscripción.

Movimientos como un medio de la encarnación y de la expresión humana
 

Lucinda Dias (São Paulo):

Professora de Educação Física – USP 1963; Especialização em Motricidade – 1976; Educadora Terapeuta – Abeerden – Escócia- 1970

01

El Curriculum de la pintura como herramienta terapéutica

 

Susanne Rotermund(Curitiba):

Terapeuta Social e Arte-educadora

02

03

La imagen humana y la Inclusión Escolar

 

Paula C. Mourão (São Paulo)

Myriam Orrillo (Argentina)

El Trabajo con las épocas cristianas en Terapia Social

 

Bettina Happ Dietrich (Santo Antonio do Rio Grande):

Marceneira, Terapeuta Social, trabalhou em 3 instituições de Terapia Social durante 17 anos; cursando Cantoterapia em Florianópolis; docente de Cursos de Formação de Educação Terapêutica e Terapia Social e Workshops avulsos.

04

Contemplación artística como camino de meditación y curación

 

Dra. Regina Helena Ribeiro (São Paulo)

05

06

Ampliación de la comunicación de las personas con trastorno del habla

 

Luis Gil (Suíça): 

Seminario de Pedagogía Curativa, Sonnenhof, Arlesheim/Suiza, Escuela Superior de Formación Antroposófica en Pedagogía Curativa, Social y Terapia Social, Dornach/Suiza, Formación como Instructor en capacitación y acompañamiento a estudiante de nivel universitario en estudio de Pedagogía Social y Terapia Social, Dornach/Suiza. Formación en Dirección y Gestión de Equipos o Grupos en el campo social, Universidad de Ciencias Aplicadas, Basilia/Suiza Estudio en Comunicación Aumentativa y Alternativa, Zug/Suiza Coach en WKS, Zutphen, Holanda Desde 1998 atua como Pedagogo Curativo na Instituição Sonnhalde Gempen, Solothurn/Suiza.

 

Mariana Farcetta (São Paulo):

Arte educadora (Belas Artes SP), especialista em educação inclusiva e deficiência intelectual (APAE SP), arteterapia (PUC COGEAE SP) e arte reabilitação (AACD SP) e mestre em Interdisciplinaridade Saúde e Reabilitação (UNICAMP). Atua com adaptação de recursos pedagógicos e implantação de métodos de comunicação suplementar e alternativa em diferentes instituições.

Las polaridades y Temas de Curso de Pedagogía Curativa
(Histeria y la epilepsia, síndrome de Down y Autismo)

 

Dr. Michael Blaich (São Paulo)

07

08

Historia del Arte como vía de desarrollo

 

Dulcinéia Montico (São Paulo):
Terapeuta artística desde 1996. Responsável pelo projeto de História da Arte na A.B.Parsifal (1999/2003) e Travessia (2012/2015).
 

Claudia Ota (São Paulo):

Terapeuta artística desde 2006. Desde 2008 percorre, em parceria com Dulcineia Montico, a História da Arte como caminho de desenvolvimento.  

Autora de livros em parceria com a educadora terapeuta Andrea Philadelphi - O Jovem Rei (2010) e A Criação (2014) ed. Antroposófica, ambos resultando de processos artístico-terapêuticos com crianças com necessidades especiais na Casa do Sol.

Conviértete en un profesional. La meditación y la vida cotidiana.

 

Rüdiger Grimm(Suíça):

É secretário do Conselho Internacional de Pedagogia Curativa e Terapia Social da Seção de Medicina no Goetheanum em Dornach, Suíça e professor de Pedagogia Curativa na faculdade “Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft“ / Belas Artes e Ciências Sociais em Alfter, Alemanha.

Estudou pedagogia geral e diferenciada, pedagogia Waldorf e pedagogia curativa antroposófica e trabalhou muitos anos como professor e pedagogo curativo em varias instituições de pedagogia curativa

09

Temas del Curso de Pedagogía Curativa de Rudolf Steiner

 

Andreas Fischer (Suíça):
Nascido em 1954, é pedagogo curativo, professor e supervisor; 1980 – 2001 Diretor de escola e professor em um internato de pedagogia diferenciada; 1995 - 2006 Elaboração e condução da secretaria para coordenação e questões de matéria dentro da Federação de Pedagogia Curativa e Terapia Social na Suíça ( VAHS), paralelamente atuando na área de desenvolvimento de qualidade, e desde 2006, diretor da Escola de Ciência Espiritual de Pedagogia Curativa, Pedagogia Social, e Terapia Social ( HFHS) em Dornach, Suíça.

10

Experiencia sonoras - el eco en nosotros

 

Inês Nigro (São Paulo):

Musicoterapeuta e Cantoterapeuta com formação em Educação Terapêutica

 

Patrícia Cabreira (São Paulo):

Musicoterapeuta e educadora terapeuta em formação.

11

Trabajo Manuales: Taller de Cuero

 

Mônika Lustosa Polatti (Curitiba):

Bióloga e Pedagoga, com formação nas Pedagogias Waldorf e Curativa. Ex-professora Waldorf. Fundadora, coordenadora pedagógica e professora da Associação Ita Wegman em Curitiba – PR.

12

Euritmia como fuerza organizadora del ser humano

 

Renate Nisch (São Paulo):

Formou-se na Academia de Euritmia na Holanda. Membro por cinco anos do “Ensemble” de Eurtimia de Haia, com turnês por toda a Europa. Professora de Euritmia para crianças e adolescentes, em diferentes escolas de São Paulo e na Holanda, durante os últimos 25 anos. Membro fundador do Grupo de Euritmia Artística de São Paulo, com turnês pela Europa, Estados Unidos e América latina. Docente responsável pela idealização e formatação do Curso de Formação em Euritmia no Brasil.

13

14

Mosaico - la creación artística en la Educación Terapéutica y Terapia Social

 

Maria Cecilia Domingues dos Santos (São Paulo):

Terapeuta Artística e Terapeuta Social. No momento atuando na Associação Beneficente Parsifal

15

Vivir en el Encuentro –  Congreso de jóvenes y adultos  con capacidades diferentes

 

Hernan Suarez (Argentina):

Natural de Buenos Aires, hj vive en Bariloche, Argentina.

Ex-aluno de Escuela Waldorf Rudolf Steiner/Arg.

Professor de Educação Física. Jornalista esportivo. Pedagogo Curativo pela Cruz del Sur, Buenos Aires, Argentina e participou de cursos de Ginástica Bothmer.

Foi professor de movimento em diversas escolas Waldorf, outras privadas e públicas, em jardins de infância e ens. fundamental, instituição para pessoas com deficiência, participou de congressos na América Latina e Europa, dentre eles, o Congresso para Jóvenes y Adultos con capacidades diferentes, como terapeuta acompanhante no Brasil 2012 e como coorganizador na Argentina 2014.

 

Ana Inés Boy (Argentina):

Professora de Ciências Naturais, 25 anos de docência no ensino médio e 10 em Pedagogia Waldorf, atualmente na Escuela Waldorf Clara de Asís, Buenos Aires. Fez formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social, participa das Jornadas de aperfeiçoamento médicos escolares antroposóficos. Participou do Congresso para jovens e adultos com deficiência no Brasil em 2012 e foi uma das coordenadoras do congresso realizado na Argentina em 2014 e vem organizando os encontros realizados desde então. Participa de congressos e cursos da área.

16

El despertar de las fuerzas creativas en el arte de fieltro

 

Nadja Montenegro (São Paulo): 

Terapeuta Social, na Associação Beneficente Parsifal, início do ano de 2005. Trabalha com feltragem artesanal em oficinas terapêuticas. Docente na formação de Pedagogia Curativa, de Lucinda Dias. Docente no Instituto Olinto Marques/Projeto Ilumina no ano de 2014. Estágio em oficina textil/feltragem, em Stiftung Leben und Arbeiten - Alemanha 2010 Realiza workshops de feltragem, e atendimentos individuais, para crianças e adultos.

 

17

Reuniones terapéuticas – relatos de casos

 

Doris Unger (Argentina):

Marcela Almeyda (Argentina):

¿Dónde están las fuentes? Grupo de conversación abierto a jóvenes y adultos con discapacidad

 

Thomas Kraus  (Alemanha):

16 anos de colaboração em uma comunidade de terapia social em Berlin; desses, 11 anos como líder e responsável por 100 adultos. Desde 2012, integrante da  Assoc. Amigos da Arte da Educação de Rudolf Steiner, responsável pela área de Pedagogia Curativa e Terapia Social. Fomentador de congressos para pessoas com deficiências no mundo inteiro.

18

19

El tacto y la Conciencia - ejercicios prácticos

 

Anne Mordhorst (Colômbia):

Nasceu na Alemanha. Ex aluna Waldorf, estudou Terapia Artística. Desde 1989 vive na Colômbia e é mãe de 6 filhos.  Dentre outros projetos sociais, em 2009 fundou a Escuela/ Granja Tarapaca em Cali, Institución de Pedagogia Curativa e Terapia Social.

  • Twitter Classic
  • facebook
bottom of page